Lula é denunciado pela segunda vez na Lava Jato Ex-presidente poderá responder por corrupção e lavagem de dinheiro

15 DEZ 2016
15 de Dezembro de 2016

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é denunciado pela segunda vez pelo Ministério Público Federal (MPF) do Paraná. Ele passará a responder pelo crime de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, caso a denúncia seja aceita pelo juiz federal Sérgio Moro. No alvo da investigação estão contratos entre a Petrobras e a Odebrecht.


A Procuradoria da República afirma que “Lula é apontado como o responsável por comandar uma sofisticada estrutura ilícita para captação de apoio parlamentar”. Em contrapartida, eram oferecidos cargos públicos e pagamento de propinas

Os pagamentos ilícitos correspondem a um porcentual de 2% a 3% dos oito contratos celebrados entre a Petrobras e a Odebrecht S/A. As propinas pagas ultrapassam a marca de R$ 75 milhões e foram distribuídas aos principais partidos da base do governo petista: PT, PP e PMDB. 

Além do ex-presidente também foram denunciados o ex-ministro Antônio Palocci Filho, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o advogado de Lula Roberto Teixeira e outras seis pessoas.

Mesmo ficando fora do indiciamento da Polícia Federal, entregue ao MPF na segunda-feira, os procuradores denunciaram criminalmente o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, que recentemente assinou acordo de colaboração premiada. 

A proposta de ação criminal é resultado de duas investigações da Polícia Federal. A apuração também mira a compra de um terreno onde seria construída uma nova sede para o Instituto Lula e o contrato de aluguel do apartamento vizinho ao que mora o ex-presidente, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

A compra e o aluguel seriam viabilizados com dinheiro de propinas pagas pela Odebrecht.

Voltar

© 2016 Rádio Livre FM Associação Cultural de Difusão Comunitária Livre FM  CNPJ: 005.092.892/0001-11
 Ed. Multishopping 3ª Avenida A/E 2 S Nº  Lotes KLMN Sala 336 | CEP: 71.720-585 | Núcelo Bandeirante,  Brasília-DF
Fale conosco: (61) 3036-8820